Newsletter 08/2018 - Analytics na Tomada de Decisões, artigo 8

As Newsletters da 2frame Analytics voltaram!

Esse é o oitavo de uma série de vários artigos sobre Analytics na Tomada de Decisões: Processo de tomada de decisão baseada em dados - Como Fazer as "Perguntas Certas" (e Mensurá-las)?

A 2frame Analytics trata aqui de um artigo interessante sobre a importância de Analytics no Processo de tomada de decisão baseada em dados.

Sua empresa está realmente usando dados para guiar suas decisões ao invés de usá-los para justificar de forma retroativa as decisões já tomadas?

Empresas que usam dados para orientar suas decisões decidem quais indicadores usar no começo do seu processo de decisão de negócios, e com base em seu ciclo de negócios - não de forma arbitrária, depois de concluído o ciclo de negócios.

Porque seus líderes definem claramente o que sucesso significa e, principalmente, fazem as perguntas certas que direcionam o ciclo de negócios.

Mas como chegar a essas "perguntas certas"? Kevin Troyanos, em seu artigo "How to Make Sure You’re Not Using Data Just to Justify Decisions You’ve Already Made" sugere 4 etapas para implementar um modelo de ciclo de negócios baseado em Data Analytics de forma proativa e transformacional, que guie sua decisão ao invés de justificá-la de forma retroativa.

Etapa 1: O que queremos de verdade: definindo objetivos

Você tem certeza que as métricas habituais servem para os seus propósitos? O que você quer fazer realmente e o que você precisa medir para averiguar se está conseguindo?


Etapa 2: O que nossos dados/análises já nos dizem?

O que nós já sabemos sobre nosso objetivo? O que nossos dados disponíveis atualmente podem nos esclarecer ou informar (sem justificar) sobre nossos objetivos declarados na etapa anterior?


Etapa 3: Enuncie todas as perguntas que vierem à cabeça: coloque todas as perguntas na mesa

Agora é a hora de colocar todas as perguntas que vierem às cabeças dos envolvidos no projeto: quanto mais perguntas, melhor. É melhor mapear as áreas em que existem incertezas na operação, ainda que essas incertezas não possam ser dissipadas.


Etapa 4: Escolha as perguntas cujas respostas trazem resultados interessantes e significativos para o projeto

Com uma lista extensiva das perguntas da etapa anterior em mãos, avalie, critique e priorize as perguntas que são importantes e que têm um potencial grande de trazer resultados significativos.

Algumas poderão ser facilmente implementáveis/respondíveis mas não contribuirão para o negócio (PERGUNTA 1), enquanto outras poderão revolucionar o negócio mas é impraticável respondê-las (PERGUNTA 2).

O foco é na busca de perguntas que contribuem para o negócio, apesar de curiosidades e melhorias parciais poderem ser valiosas numa situação em específico.

Analytics entra em todas as etapas acima, e serve para embasar um ciclo que se repete e se aperfeiçoa, de forma que não se olhe mais para o espelho retrovisor para justificar os erros cometidos, e sim que se aprenda com eles e se aperfeiçoe a cada nova rodada do ciclo de negócios.

Analytics é resolver problemas, seja eles quais forem e de onde venham.

Perguntamos de novo:

Você já usa Analytics para a tomada de decisão na sua empresa?

Leia mais sobre o assunto dessa Newsletter:

1) "How to Make Sure You’re Not Using Data Just to Justify Decisions You’ve Already Made", Kevin Troyanos, https://hbr.org/2018/10/how-to-make-sure-youre-not-using-data-just-to-justify-decisions-youve-already-made

Originalmente publicado em 15/10/2018