Newsletter 5 - 2frame Consultoria e Análises Técnicas - a Estatística e suas aplicações

Em 2009 a 2frame Analytics, então 2frame Consultoria e Análises Técnicas, começou a sua série de Newsletters abordando assuntos relacionados com a sua área de atuação, trazendo artigos internacionais interessantes e pertinentes para os nossos clientes, comentados pela equipe da 2frame.

Resolvemos republicar essas Newsletters. Boa leitura.

Nessa quinta newsletter, a 2frame traz dois artigos interessantes.

O primeiro discorre sobre eventos aleatórios e as interpretações que os seres humanos dão aos mesmos, mesmo que não façam sentido nenhum. O segundo trata de diversos modelos em Marketing de Serviços e de Relacionamento, sobre o histórico de modelos da área e de assuntos promissores dentro da mesma.

A 2frame acredita que a Inteligência de Mercado é peça fundamental para as empresas na economia atual e futura.

The Triumph of the Random

Esse artigo do Wall Street Journal, escrito pelo professor Leonard Mlodinow da Caltech, mostra como a aleatoriedade afeta as nossas vidas, e como as pessoas interpretam eventos aleatórios, procurando significados heróicos ou atribuindo culpas em outliers produtos desses eventos. Também comenta sobre a necessidade do ser humano de tentar encontrar padrões regulares dentro de eventos aleatórios, mesmo que os padrões e/ou motivações que se acredita existirem não fazerem o menor sentido.

Clique aqui para acessar o artigo.

Marketing Models of Service and Relationships

Nesse artigo da revista Marketing Science, os professores Roland T. Rust e Tuck Siong Chung da Universidade de Mariland, resumem os trabalhos acadêmicos dentro da área de Marketing para Serviços e Relacionamento, e identifica tópicos promissores de pesquisa dentro da área. Dentre os modelos que são analisados por eles, estão os de Pricing, de Relacionamento, além do trade-off entre maior customização dos serviços ou do relacionamento e a privacidade do consumidor.

Clique aqui para acessar o artigo.

Analytics é resolver problemas, seja eles quais forem e de onde venham.


Perguntamos de novo: você já usa Analytics para a tomada de decisão na sua empresa?

Originalmente publicado em 15/08/2009