Newsletter 4 - 2frame Consultoria e Análises Técnicas - Uso e mau uso da Estatística

Em 2009 a 2frame Analytics, então 2frame Consultoria e Análises Técnicas, começou a sua série de Newsletters abordando assuntos relacionados com a sua área de atuação, trazendo artigos internacionais interessantes e pertinentes para os nossos clientes, comentados pela equipe da 2frame.

Resolvemos republicar essas Newsletters. Boa leitura.

Nessa quarta newsletter, a 2frame enfoca como o mau uso das técnicas estatísticas podem levar a conclusões erradas. Dentro desse escopo, selecionamos dois artigos. Ambos os artigos discorrem, em linguajar coloquial, sobre diversos casos como más práticas na seleção de amostra, estabelecimento errôneo de relação causal entre as variáveis, ou mesmo seleção dos resultados estatísticos, utilizando-se somente aquele que serve para provar a tese já pré-estabelecida, descartando os que contradizem a mesma.

A 2frame acredita que a Inteligência de Mercado é peça fundamental para as empresas na economia atual e futura.

Zach the Cat as an Example of Why Businesses Should Experiment More

Usando a história de seu gato de estimação, que repentinamente mudou de comportamento, e de como o veterinário guiou a família do autor para resolver esse problema, o autor discorre sobre o que é um experimento controlado, fazendo um paralelo entre a abordagem usada pelo veterinário para resolver o problema (atuando simultaneamente em várias frentes: remédios, limpeza da caixa de areia, etc) e como muitas empresas atuam de maneira semelhante.

Clique aqui para acessar o artigo.

The Use -- and Misuse -- of Statistics: How and Why Numbers Are So Easily Manipulated

O uso da Estatística em diversos aspectos da vida tem se tornado cada vez mais comum. Nesse artigo o autor discorre sobre diversos casos de mau uso da Estatística: manipulação de dados, seleção de resultados que provem a hipótese desejada, utilização de técnicas sem respeitar as hipóteses fundamentais das mesmas, má especificação da relação entre as variáveis (quem é causa de quem, ou se ambas são causadas por uma terceira), entre outros.

Clique aqui para acessar o artigo.

Analytics é resolver problemas, seja eles quais forem e de onde venham.


Perguntamos de novo: você já usa Analytics para a tomada de decisão na sua empresa?

Originalmente publicado em 12/07/2009