Newsletter 9 - 2frame Consultoria e Análises Técnicas - Inteligência de Mercado e Modelos Preditivos
Em 2009 a 2frame Analytics, então 2frame Consultoria e Análises Técnicas, começou a sua série de Newsletters abordando assuntos relacionados com a sua área de atuação, trazendo artigos internacionais interessantes e pertinentes para os nossos clientes, comentados pela equipe da 2frame.
Resolvemos republicar essas Newsletters. Boa leitura.
Nessa nona newsletter, a 2frame traz dois artigos interessantes, um abordando o processo evolutivo da Inteligência de Mercado dentro das organizações, outro abordando uma ferramenta preditiva desenvolvida pelo Google para a previsão de gripe usando como preditores as palavras chaves de busca do Google.
A 2frame acredita que a Inteligência de Mercado é peça fundamental para as empresas na economia atual e futura.
World Class Market Intelligence – From Firefghters to Futurists
A Markintell, de quem já trouxemos relatórios e artigos em outras edições da Newsletter, discorre novamente sobre as etapas de implementação de Inteligência de Mercado dentro das organizações, usando para isso a pesquisa que faz periodicamente em médias e grandes empresas do mundo todo. Esse relatório caracteriza os 5 perfis (relativos aos graus de avanço em relação à adoção da Inteligência de Mercado dentro da organização), quais características são dominantes dentro de cada um e como se dá o uso de Inteligência de Mercado relativo a o perfil.
Clique aqui para acessar o artigo.
Google Flu Trends
Esse site (que contém um artigo mais detalhado da ferramenta em um dos links, publicado no Nature) contém uma explicação básica de como funciona a ferramenta do Google que monitora a gripe no mundo todo, usando como proxy as palavras chaves buscadas no próprio Google. Pode-se ver que a intensidade de busca dessas palavras é um excelente preditor dos ciclos de gripe, em diversos países do mundo (há um gráfico interativo, onde você pode escolher entre alguns países para mudar o gráfico).
Nota em 2019: o site está atualmente inativo, mas tem as estimativas antigas.
Clique aqui para acessar o site.
Analytics é resolver problemas, seja eles quais forem e de onde venham.
Perguntamos de novo: você já usa Analytics para a tomada de decisão na sua empresa?
Originalmente publicado em 14/10/2009