Newsletter 3 - 2frame Consultoria e Análises Técnicas - Métodos estatísticos em diversas áreas

Em 2009 a 2frame Analytics, então 2frame Consultoria e Análises Técnicas, começou a sua série de Newsletters abordando assuntos relacionados com a sua área de atuação, trazendo artigos internacionais interessantes e pertinentes para os nossos clientes, comentados pela equipe da 2frame.

Resolvemos republicar essas Newsletters. Boa leitura.

Nessa terceira newsletter, a 2frame enfoca técnicas estatísticas em diversas áreas. Dentro desse escopo, selecionamos um website e dois artigos. O conteúdo do website abrange métodos em pesquisa social, e entre elas traz os métodos estatísticos envolvidos.

O primeiro artigo analisa, através de modelagem estatística, quais são os determinantes de um trabalhador fugir do trabalho (mais conhecido como "cabular"). O segundo artigo compara o desempenho de Usain Bolt, o recordista do 200m na última Olimpíada, com o de outros atletas em seus respectivos esportes, usando estatística.

A 2frame acredita que a Inteligência de Mercado é peça fundamental para as empresas na economia atual e futura.

Usain Bolt: It’s Just Not Normal

Esse artigo é um dos posts do blog Freaknomics do The New York Times, em que o autor, Justin Wolfers (professor da Wharton School - University of Pennsylvania), analisa o desempenho de Usain Bolt na Olimpíada de Pequim. Aproveitando o desempenho excepcional do atleta, e aproveitando o gráfico feito pelo próprio jornal onde Usain aparece como um ponto dissonante no extremo, o autor discute sobre distribuições não-usuais dentro da Estatística, geradas pela seleção extrema de uma amostra, onde os padrões esperados de uma distribuição conhecida não são possiveis de se enxergar.

Clique aqui para acessar o artigo.

Individual-Level Determinants of the Propensity to Shirk

O que determina que um empregado possa fazer "fazer corpo mole"? Isso pode ser mensurado? Os autores desse artigo (da Cornell University e da Louisiania State University) analisam, através de modelagem estatística, qual a tendência de um determinado empregado deixar de cumprir com os seus deveres no trabalho. Para tanto, utiliza diversas variáveis preditoras, como idade, raça, empregabilidade, grau de supervisão do chefe, entre outras. As conclusões são interessantes, e algumas são contra-intuitivas.

Clique aqui para acessar o artigo.

Social Research Methods

Esse website, ligado à Cornell University, traz um conteúdo amplo de técnicas e recursos na área de pesquisa social. Aborda tópicos como desenho de amostra, desenho de questionário, mensuração, escolha da melhor técnica de análise dos dados. Traz também um tutorial dos métodos de pesquisa na área, além de um questionário interativo em que a técnica estatística adequada é recomendada após se preencher algumas questões sobre o problema e os dados que se dispõe.

Clique aqui para acessar o site.

Analytics é resolver problemas, seja eles quais forem e de onde venham.


Perguntamos de novo: você já usa Analytics para a tomada de decisão na sua empresa?

Originalmente publicado em 18/06/2009