
10 anos

ESCOLHAS E DECISÕES (E&D)
"Se você pode explicar seu problema para nós, nós conseguimos explorar seus dados para achar uma solução"
E&D permeiam o dia a dia de todas as hierarquias (vertical) e instâncias (horizontal) em empreendimentos (por ex., empresas, públicos, científicos, etc). Algumas E&D são efêmeras, ou restritas em seu escopo, ou de baixo impacto, mas outras não (como supomos daqui por diante).
Quando E&D podem influenciar relevantemente o desempenho de um empreendimento torna-se mister antecipar os cenários que possam decorrer de cada uma das E&D. Contudo, pouco pode ser dito a respeito desses cenários e do próprio processo que os gerou se essa antecipação não for conduzida de forma sistemática, passível de supervisão e avaliação e, principalmente, baseada em evidências empíricas sempre que for possível..
Critérios ad hoc podem justificar certas E&D, mas frequentemente são fontes de vieses de difícil avaliação objetiva. Como o uso de critérios ad hoc é inevitável — justificação do “feeling treinado” — uma abordagem mais sistemática, passível de supervisão e avaliação na antecipação dos cenários que possam decorrer de cada uma das E&D se justifica como uma forma precavida para se proceder.
Essa abordagem sistematiza métricas para o design e atribuição de importância para cada cenário atrelado a cada E&D, assim como as métricas para a subsequente supervisão e avaliação de desempenho das ações decorrentes.
Por fim, mas não menos importante, essa abordagem pode falsificar o próprio processo de antecipação e decisão a partir das informações coletadas sobre o desempenho das ações decorrentes de E&D passadas. O acúmulo dessas informações permite a criação de métricas de confiabilidade sobre esse processo, levando a revisões e aperfeiçoamentos contínuos (aprendizado).
Usamos Analytics para abordar E&D.
-
Primeiro, transformamos os problemas de nossos clientes em problemas matematizados — o ciclo completo: a definição dos dados a serem coletados, dos métodos de coleta, das métricas usadas, das técnicas de análise e visualização das informações derivadas, etc — e criamos um FRAME teórico para o problema.
-
Depois, escolhemos os métodos mais adequados e com resultados mais interessantes, de acordo com o tipo de problema.
-
Ah, sim, depois fazemos o relatório. E as apresentações. E estamos sempre disponíveis para tirar quaisquer dúvidas. Sempre.
-
Trabalhamos tanto com projetos contínuos quanto com projetos pontuais, ou mesmo com prestação contínua de serviços.